sábado, julho 15, 2006

Crepúsculo nas dunas

.

(foto tirada daqui)

.

O sol declinara e do seu leito rosado, um vasto lençol azul-escuro polvilhado de estrelas, descia lentamente sobre o céu. Deitado de costas sobre o areal, eu observava a transformação gradual que se operava na abóbada celeste, a subtileza com que os cenários diurnos e nocturnos se revezavam. No estado onírico em que me encontrava, e a que nesse dia particular me era possível predispor (dado que o meu espírito aparentava uma calma invulgar e parecia excepcionalmente ter-me decretado tréguas); assim imaginava que um espectáculo daquela envergadura, que a esplendorosa orquestração de mais um culminar diurno, teria forçosamente que ficar a dever-se ao esforço imenso despendido, dia após dia, por uma caterva de cenógrafos e aderecistas divinos. Mas com que finalidade? Para nosso simples deleite e fruição? Não, não podia ser apenas por isso... Ainda se se desse o caso de todos nós lhe darmos o devido valor. Mas o que é facto, é que tudo isso, tanta beleza (gratuita e mesmo assim desbaratada por tantos ingratos), na maior parte das vezes, nos passa irremediavelmente ao lado, tendo no máximo por recompensa um olhar fugaz e ausente num mundano regresso a casa. Desejava por isso acreditar que do último estrebuchar do dia, que dos seus derradeiros raios de luz, percutindo em pequenas ondas de calor, ainda retinisse um eco de esperança e de felicidade em muitos corações. Isto talvez por me sentir aflorado por quase inaudíveis ressonâncias, compósitas desse eco.

.

7 Comentários:


Anonymous Anónimo disse...

Depois do que li e da sensação de bem-estar com que fiquei, está perdoado por ter andado um dia desaparecido...

15/07/06, 17:52  

Blogger Maria P. disse...

Completamente perdoado:)

beijinho

17/07/06, 00:11  

Blogger Maria P. disse...

nada de novo?!!

:)

18/07/06, 19:03  

Anonymous Anónimo disse...

Eu prometo não fazer mais comentários, mas não desapareça!!!
Gosto de o ler...

18/07/06, 19:04  

Blogger Cláudio disse...

Maria... estes últimos dias não me apetecido "blogar", talvez seja do calor...

Papoila... se deixar de comentar então aí é que eu começo mesmo a pensar na possibilidade de fechar o blog...

Obrigado às duas ;)

18/07/06, 22:59  

Anonymous Anónimo disse...

Uff...que alívio!!!

18/07/06, 23:56  

Anonymous Anónimo disse...

o suficiente para querer que o dia comece, e depois acabe, só para começar de novo, e ver e sentir as coisas assim...

19/07/06, 12:09  

Enviar um comentário