Esplanada na praia
.
(foto tirada daqui)
.
Nas esplanadas repletas de gente, os pedidos constantes sobrecarregam de trabalho os empregados de mesa: águas, refrescos, gelados, marisco e cerveja correm em desfilada ininterrupta de tabuleiros equilibrados por mãos firmes.
As crianças fazem birra, porque afinal não era aquele o gelado que queriam (felizes os pais que mediante um olhar fulminante alcançam calar a criança e fazê-la comer o gelado); ou porque estão fartas de ali estar e querem ir ao banho (já os olhos dos pais chispam de impaciência se elas não se calam e que remédio têm elas senão ficarem sossegadas).
As senhoras de mais idade suspiram e abanam os leques; os homens esfregam de contentamento as barrigas bojudas; a um canto um casal namorisca, bebericando do mesmo copo; os velhos rezingões, intolerantes ao calor, entregam-se à modorra, depois de destilada a sua impaciência sobre os filhos que os convenceram a sair de casa; alguns jovens acotovelam-se e rodam os pescoços em direcção da rapariga que acaba de se sentar; os solitários inveterados demoram o olhar na linha apaziguadora do horizonte, outros retomam a leitura de um romance que há muito ansiavam ler e que invariavelmente aguardava intocado na estante por melhor ocasião. Porém, não é fácil conjugar a leitura e o denso burburinho da esplanada.
As conversas encadeiam-se na cumplicidade de sorrisos e olhares trocados fortuitamente, de risos miudinhos e por vezes altissonantes - aquele género de riso que geralmente premeia uma anedota picante e que concentra em si todas as atenções.
.
2 Comentários:
... E ao longe alguém com ternos olhos castanhos, olhava o ir e vir daquelas vidas, virava a página do seu bloco, cuja capa tinha uma miúda de chapéu azul e sorriso maroto, mas dizia eu, alguém virada mais uma folha e rabiscava o movimento humano em letras rápidas, para...para depois escrever este fantástico post "Esplanada na praia". Eu que gosto de O ler, reconheci, eram os olhos do Cláudio.
Boa noite e beijo-te (não resiti, apeteceu-me este comentário:)
Acontece mesmo isso tudo numa esplanada na praia... Excelente descrição!
Enviar um comentário