terça-feira, agosto 01, 2006

Exemplos inspiradores

.
«O homem é um ser para viver em comunidade»

"Mas uma vez que, conforme escreveu muito bem Platão, não nascemos só para nós, e a pátria reclama uma parte da nossa existência, outra parte os amigos, e , como querem os estóicos, tudo quanto a terra produz foi criado para utilidade do homem, e por sua vez os homens nasceram por causa dos homens, de maneira a poderem ajudar-se uns aos outros, o nosso dever é seguir o caminho indicado pela natureza, servir o interesse geral, prestando mutuamente serviços, dando e recebendo e, ora por meio da nossa habilidade, ou da nossa actividade ou do nosso engenho, estreitar os laços sociais."
Cícero, Dos Deveres I.7.22 (in Romana, trad. Maria Helena da Rocha Pereira)

P.S. Por muito que se diga o contrário, ainda existem muitas pessoas altruístas, movidas não só pelo sentido de dever, mas também por valores como justiça moral e bondade, pessoas que fazem das suas vidas exemplos que nos inspiram a sermos melhores, menos individualistas e menos conformados com as nossas rotinas e com os males que grassam no mundo; pessoas que nos inspiram a votarmos as nossas energias a fazer qualquer coisa com significado, com utilidade prática para os outros. A sorte e o acaso por vezes concedem-nos o privilégio e a felicidade de conhecermos pessoas assim.
Obrigado S. por seres simplesmente assim, tão modestamente assim, pelo teu grande exemplo de vida... E obrigado A. por ma dares a conhecer!

5 Comentários:


Blogger redonda disse...

Eu fiquei foi cheia de curiosidade sobre quem será a S e quem será o ou a A... e sobre o que terá feito a S (sou muito ligeiramente curiosa). Talvez num outro post... ou então talvez o/a A ou a S apareçam a comentar...

beijinho

E concordo com o que dizes, penso que há pessoas que nos dão esperança e fé apenas por serem como são.

01/08/06, 23:33  

Blogger Cláudio disse...

Eu também sou "muito" ligeiramente curioso... :)
Ainda vou pensar se vou satisfazer tanta curiosidade...
Pronto, ok. Adianto que A. é uma amiga minha de longa data, que já não via há uns três anitos.

Beijinho.

02/08/06, 16:16  

Anonymous angi disse...

sra dona redonda, chamou, cá estou. A., em pessoa, desejosa de saber novas do jantar a realizar mais aqui pelo sul com os bloguers seus amigos, que me vão contar tudo. Visito regularmente o teu blog, e gosto muito. Deixo sempre uma janelinha aberta, a fotografia é um primor, e queijinhos frescos de alguma forma estão a si ligados. Um beijo, e espero por novas, sempre.

03/08/06, 22:45  

Blogger Fábio disse...

Sim Claudio, A S. é verdadeiramente inspiradora, e uma amiga tão querida,ão doce, tão apaixona(nte)da.. Da Angi não precisas, decerto que fale, gosto tanto dela que faze-lo me sioaria a narcisista(realidades que se confundem/sobrepoem. Mas dás-te conta do quanto tu és inspirador, bom, talentoso? Não me parece amigo. Espero-te, esta semana.
Abraço

06/08/06, 03:54  

Blogger Cláudio disse...

Fábio, obrigado amigão. Tal como a S. também tu és uma fonte de constante inspiração. Talento tens para dar e vender, não só na tua profissão e na escrita, mas em tudo aquilo em que te aplicas. A tua dedicação ao que fazes, a tua bondade fazem de ti dos melhores exemplos a seguir. És uma pessoa rica em todas as vertentes do teu ser. Tanto mais haveria para dizer... Acrescento apenas que é uma sorte para mim e que é muito bom ser teu amigo. Abraço.

06/08/06, 05:19  

Enviar um comentário