Efeméride
.
.

.
A 5 de Fevereiro de 1919, David W. Griffith, Mary Pickford, Charles Chaplin e Douglas Fairbanks (da esquerda para a direita na foto) fundaram a United Artists, estúdio que tinha por base do seu nascimento privilegiar a visão de artistas e criadores nas decisões respeitantes à produção. Davam assim, à indústria cinematográfica, um claro sinal de pluralidade na forma de fazer cinema, que não passasse exclusivamente por uma lógica de cifrões. E não é por acaso que figuram entre os fundadores senhores como Griffith e Chaplin, pioneiros "sagrados" da sétima arte, inauguradores mitológicos de uma nova era.Só para dar uma pequena ideia, devemos à chancela da U.A. títulos como estes, que falam por si:
.
"Tempos Modernos" de Charles Chaplin (1936)
.
"Quanto Mais Quente Melhor" de Billy Wilder (1959).
"The Graduate / A Primeira Noite" de Mike Nichols (1967)
.


"O Cowboy da Meia-Noite" de John Schlesinger (1969)
.E obrigo-me a parar por aqui. É que são tantas as verdadeiras pérolas que sairam daqueles estúdios... Em jeito de retribuição da dívida que sinto ter para com a U.A., aqui vai pois então este mini-post-efeméride..
4 Comentários:
e os cartazes sao optimos...
Excelente apontamento.
Bjos*
P.S. Gostei imenso do teu comentário ao poema que coloquei "SONHO". Obrigada:)
J., também gosto muito. E cada um desses filmes guardo-os em mim num cantinho muito especial.
Obrigado Maria P. É bom de vez em quando irmos resgatando estas coisas do esquecimento, não é? Não conhecia esse poema que postaste, e agradeço-te por o teres dado a conhecer.
Beijinho às duas.
do "Some Like It Hot" não gosto. do cartaz, entenda-se. aquela que ali está não é a Marilyn Monroe, sabias? yap. está tudo explicadinho no doc "Marilyn Monroe: The Final Days", que nós temos :)
Enviar um comentário